Everaldo se apresenta como favorito e destaca apoio de quatro pré-candidatos
O secretário de organização do PT Everaldo Anunciação conquistou o maior número de apoio das correntes internas do partido para o PED-Processo de Eleição Direta. O prazo para o registro de candidaturas encerrou-se e mais quatro chapas se inscreveram. A eleição será no dia dez de novembro.
Everaldo que integra a CNB - Construindo um Novo Brasil, corrente liderada pelo ex-presidente Lula, conta com os apoios da EPS- Esquerda Popular Socialista, Reencantar, DS - Democracia Socialista, Dois de Julho,EDP - Esquerda Democrática Popular, Militância Petista, Militância Merece Respeito e ARTCNB.
Na Executiva Estadual do partido, composta por 19 pessoas, ele tem o apoio de 16. Dos 14 deputados estaduais, 13 estão com Everaldo e os nove deputados federais da Bahia já lhe declararam apoio. Fazem parte também da chapa de Everaldo os quatro pré-candidatos do PT ao governo do estado, (José Sérgio Gabrielle, Luiz Caetano, Rui Costa e Walter Pinheiro), e o presidente estadual do partido Jonas Paulo.
Perfil do candidato - Everaldo, 53 anos, natural de Ilhéus é servidor público federal. No movimento sindical foi presidente da Associação dos Técnicos Agrícolas do Cacau - Stac, diretor do Sintsef - Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Bahia,Presidente da CUT- Regional Cacaueira, dirigente Estadual da CUT-Ba e coordenador da Troca de Informações de Trabalhadores sobre Empresas Multinacionais –Tie/ Holanda.
Foi também presidente do Diretório do PT de Ilhéus, vereador do PT de Itabuna (97/2000) , candidato a Vice-Governador do estado em 98 na chapa encabeçada pelo atual Deputado Federal Zezéu Ribeiro,coordenador da campanha vitoriosa do PT ao Senado em 2010 e Diretor Geral Adjunto da CEPLAC no primeiro governo do Ex-presidente Lula.
Um dos entusiastas da paridade entre homens e mulheres ele pretende ampliar a presença étnica, da juventude e setoriais, “estratégia que visa o fortalecimento de um partido de massa e socialista”.
Destaca também a necessidade da construção da unidade do PT e o fortalecimento das alianças partidárias visando os avanços na Bahia e no Brasil de um projeto que vem mudando o país há dez anos.